PIBRURAL uma igreja onde é lugar de comunhão e gratidão

Diaconos e Ministerios

17.04.2010 22:21

 

APRESENTAÇÃO

Esta Apostilha lhe ajudará, a compreender, que tipo de Ministério que o Senhor quer que você exerça, e o tipo de trabalho que Ele quer que você faça para Seu Reino. VOCÊ está dentro de um grupo de crentes que respondem à Rede ministerial, chamada do Senhor? Esta apostilha ajudará a VOCÊ adquirir as condições necessárias para preparar-se e apresentar-se com confiança a chamada, isto começa a acontecer quando nós temos a convicção do nosso chamado e aceitamos as doutrinas e disciplinas impostas no contexto bíblico. Tudo aqui colocado nasceu no coração de DEUS e nos é dado o privilegio de entendermos e compreendermos a Sua vontade em nossas vidas por amor de Seu nome. Apresentamos-lhes aqui a verdadeira expressão do Senhor para nossas vidas, onde teremos o direito de andarmos como o nosso Senhor e Salvador andou, Ele em perfeição e nós buscando essa perfeição em Seu nome – JESUS o CRISTO.

 

DIACONATO E O MINISTÉRIO - CONCEITO DO MINISTÉRIO

O que é ministério?  - Como ser diácono de modo eficaz?

O que devo fazer?  - Que tipo devo ser?

Como posso servir?  - Como posso ministrar? - O que posso ensinar?

*Segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida

Diácono – Pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da Igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral. O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (at 6.1-8 1 Tm 3:8-13)

Diaconisa – Mulher que exerce o Oficio de diácono (Rm 16.1 BLH)

Ministério – Desempenho de um serviço (at 7:53 RA) – Exercício de um serviço religioso especial, como um dos levitas, sacerdotes, profetas e apóstolos (1º Co 6:32; 24:23; Zc 7:7; at 1:25) Atividade desenvolvida por JESUS até a sua ascensão (Lc 2:23 RA) – Cargo ou Ofício de Ministro (2º Co 6:3; 2º Tm 4:5)

Ministro – Servo (Sl 103:21; Jo 18:36 RA) - Empregado (Rm13:4) – Conselheiro, auxiliar (2º Sm 8:18RA) – Pessoa designada para exercer um Ministério (2ª Cr 29:11; at 26:16) O Servo de Cristo que nq igreja prega a palavra e administra o Batismo, a Ceia e muito mais. (1º Co 4:1; Ef 6:21; 1º Tm 4:6)

Ministrar – Servir, ajudar (at 19:22RA; Rm 15:27RC; - Exercer um Ministério (Ex 28:3,RA; Nm 16:9)

*Segundo Dicionário Aurélio.

Ministério - s.m. Função de ministro. / Tempo durante o qual essa função é exercida. / Conjunto de ministros num governo. / Local onde têm sede os serviços de um ministro: ir ao Ministério da Educação. / Função, cargo que alguém exerce (diz-se principalmente do sacerdócio): atender aos deveres do seu ministério. // Ministério público, magistratura estabelecida junto a cada tribunal e relativa à execução das leis em nome da sociedade.

Diácono - s.m. Clérigo (aquele que tem ordem eclesiástica) que não tem mais que a segunda das ordens sacras e cujo ofício é ajudar no altar o celebrante (ser contribuinte da igreja)

Servir - v.t. Prestar serviços; cumprir determinados deveres e funções: servir a pátria. / Auxiliar, ajudar. / Satisfazer, alimentar: servir as paixões. / Pôr na mesa: servir a sopa. / Oferecer, dar: servir uísque e salgadinhos. / Abastecer, encher: bomba que serve o reservatório. / Vender, fornecer: esta casa serve os melhores produtos. / Ocupar o lugar de; desempenhar as funções de; substituir: servir de pai aos desamparados. // Servir a missa, acolitar o celebrante. / &151; V.i. Ser útil, convir, importar: em tais circunstâncias a experiência serve muito. / Ter serventia, utilidade: estas coisas não servem mais para nada. / &151; V.pr. Fazer uso de: servir-se do compasso. / Tomar uma porção (de comida ou bebida): servir-se do bom e do melhor. / Aproveitar-se: servir-se dos ingênuos. // Ser servido, dignar-se, haver por bem.

Ministro - s.m. Termo geral usado para designar um membro ordenado de uma igreja cristã. &151; Especificamente na maioria das igrejas protestantes, é o título do pastor de uma congregação. O ministro dirige o culto, administra os sacramentos, reza e assume a responsabilidade pelo cuidado pastoral do povo

Ministrar - v.t. Dar, fornecer, prestar: ministrar conhecimentos. / Administrar, conferir: ministrar um sacramento. / Apresentar, servir. / Sugerir, inspirar

Ensinar - v.t. Transmitir conhecimentos, instruir. / Educar. / Doutrinar. / Amestrar, adestrar. / Treinar. / Domesticar, domar (falando-se de animais). / Indicar, mostrar: vou ensinar-lhe o caminho. / &151; V.i. Pregar.

*Estas perguntas podem ter estado nas mentes daqueles que os apóstolos escolheram em (Atos 6) e também na mente de Timóteo e Tito quando sentiam, pela primeira vez que devia entrar no ministério. Muitos assim como você enfrentam perguntas semelhantes.

Obedecer a uma chamada é ter convicções sinceras de que foi chamado mesmo! Jo 15:16 - Muitas das vezes você vai senti-se só e solitário, mesmo entre amigos e familiares, e ai o que fazer? Hum! Lembra-te de Jesus Cristo, você tem Espírito Santo você não está só. Seu interesse por esse aprendizado sugere que você esteja envolvido em algum aspecto no ministério da igreja ou espera fazê-lo mais tarde. Talvez você também tenha perguntas a fazer. Sugiro que você procure ajuda nas Escrituras e compartilhe as suas convicções, para podermos nos ajudar. As epistolas pastorais (1 e 2 Tm e Tito) são cartas escritas pelo apóstolo Paulo, dirigidas especificamente para aqueles que desejam e realizam a obra do ministério, seja pastoral, Diaconal, evangelismo ou a quem Deus colocou em teu coração.

NOTA: estas epistolas pastorais mencionadas foram escritas por um servo veterano a dois jovens que estavam ativos no ministério da igreja. estas epistolas oferecem muitos conselhos úteis para você que aspiram a algum ministério na igreja ou venha a aperfeiçoar o seu ministério; as epistolas citam as qualificações para o ministério cristão ao descrever a conduta daqueles que ministram, visavam desencorajar os leigos de envolver-se no ministério eclesiástico. Paulo inclui todos os aspecto, possíveis das qualificações, mais o conselho principal é para o ensino bíblico a respeito da liderança cristã. Sê exemplo é umas das qualificações da chamada para os que lhe cercam, próximos. Obedecer à chamada é sentir-se como eleito de Deus. Aquele que quer responsabilidade é necessário que essa inspiração seja confirmada pela a Palavra de Deus e pela a Igreja, faça essa pergunta a você: para que fui chamado?

 

O MINISTÉRIO GERAL E ESPECÍFICO

Que tipo de homem um ministro do evangelho devo ser? Que tipo de trabalho é chamado para fazer?

Na estrutura da igreja muitos são chamados para servir. Sem serem chamados para o ministério da pregação e do ensino. Esse fato vê em 1Tm. 3:8-13.

(8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9 guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. 11 Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.)

Estes são ajudadores referidos como DIÁCONOS, não são como os descritos em - 1 Co.12:28.

(-E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.)

Mas todas as pessoas são membros do Corpo de Cristo e tem um lugar onde pode servir. Todos esses serviços são importantes. Cada ministério contribui de alguma maneira para tornar a igreja madura para o serviço cristão 1º Co 12:12-31)

12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 14 Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 16 E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, 24 ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 25 para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? 30 Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? 31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente.

NOTA: Quando a igreja primitiva enfrentava problemas no distribuir donativos destinados às viúvas, o povo escolheu sete homens que os apóstolos deixaram encarregados do assunto. Esta ação aliviou os apóstolos desta responsabilidade, de modo que pudessem dedicar-se completamente o ministério da Palavra e a oração Atos.6:1-6)

(1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6 e os apresentaram perante os apóstolos;estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.)

Ministério é serviço do Senhor. Há muitas maneiras de servir ao Senhor. Alguns têm chamados específicos, no meio de muitos e variados ministério da igreja.

QUALIFICAÇÃO PARA O MINISTÉRIO

À medida que consideramos as questões diante de nós, devemos ler em oração os trechos das Escrituras. Pergunte a si mesmo: o que este trecho das Escrituras esta dizendo para mim? O Espírito Santo ajudará você a compreender o que significa e como se aplica a você. Algumas das qualificações dos lideres do novo testamento são citadas em (1Tm.3:1-13)

(1 Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. 2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; 4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. 7 Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo. 8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9 guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. 11 Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.)

Estes versículos descrevem o tipo de pessoa que você deve ser, se para você tem um lugar no ministério da igreja. Você precisa perscrutar o seu próprio coração. Cada pessoa que deseja ser Diácono na obra de Deus deve perguntar a si mesmo porque deseja ser diácono. Por que você quer servir? Pregar? Ensinar? Só você pode responder a estas perguntas diante da sua consciência e diante de Deus. O apóstolo Paulo faz uma lista para aqueles que desejam ser ministros e diáconos dizendo que deve ser irrepreensível. Isto não significa que serão perfeitos, mas significa que devem esforça-se para merecer bom testemunho dos de fora, não tendo nenhuma acusação de imoralidade, falsidade e desonestidade. Quem quer ser ministro ou diácono deve ser notável pela honestidade, pureza e retidão. Estas virtudes são parte importante do bom caráter do bom cristão Tito.1:6,7.

( 6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes. 7 Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;)

Na vida familiar de quem serve na igreja - requisitos:

Marido de uma só mulher.

Deve governar bem a sua casa.

Deve ser exemplo de moralidade cristã na sua família.

Deve governar sua família com tamanha retidão, amor e respeito.

Antes de qualquer coisa deve ser modelo de fidelidade, pureza e perseverança no viver religioso e ter uma vida digna de ser imitada.

O apóstolo Paulo demonstra uma semelhança entre a vida da igreja e a família. Se um homem não sabe governar a sua própria casa, não pode cuidar da casa de Deus.

NOTA: O ministro cristão deve ter domínio próprio, ser sóbrio e ordeiro. São estas as características de um diácono bem comportado, de um cavalheiro. No diaconato não deve haver modos grosseiro, nem impróprio na sua fala (conversa) nem na conduta. Tanto nas suas maneiras como na sua aparência. Ele deve representar muito bem o evangelho, a que foi chamado para servir, pregar ou ensinar.

O apóstolo Paulo adverte e desencoraja os que são novos na fé de entrarem no ministério. O novo convertido é como uma semente replantada precisa de tempo para crescer, para desenvolver-se espiritualmente, para frutificar. As qualidades da liderança, que o ministério exige, levam tempo para serem aprovados. É por ser seguidor, a pessoa cresce até ser um diácono e ministro eficaz e competente.

  

NOTA: ADVERTENCIA AOS QUE SERVEM

 

CONTRA O AMOR AO DINHEIRO. ELES DEVEM SER PACIENTES. NÃO DADOS A VINHO. NÃO ESPANCADORES. NÃO CONTECIOSOS. NÃO DOMINADORES

 

Ao invés de bebedices, da violência e das contendas, devem ser conhecidos pela bondade, graciosidade, amor e paz. É muito importante ser respeitado por aqueles que estão de fora do convívio da igreja. Aquilo que ensinamos aos outros deve ser em si para nós mesmo. Se houver desonestidade, infidelidade, ou incontinência na vida do diácono, ele perdera sua influência na vida daqueles que está procurando ensinar, liderar ou ganhar almas para Deus.

 

AS EXIGENCIAS PARA SER DIÁCONO OU MINISTRO PARECEM SER RIGOROSAS OU MEMO SEVERO, MAS AS MESMAS ESCRITURAS ENALTECEM E HORAM A PESSOA CHAMADA PARA O MINISTÉRIO. ESTE CÓDIGO DE CONDUTA ELEVADA, O DIÁCONO DEVE SEMPRE TER NA CONCIÊNCIA. A RESPONSABILIDADE É GRANDE POR QUE O PRIVILÉGIO É GRANDE. Lc. 12:48.

(48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.)

 

MINISTÉRIO DIACONAL - DIÁCONO (DIAKONOS)

 

Significa “servo”. Umas das funções deles na igreja do NT são vista em Atos 6:1-6. (1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6 e os apresentaram perante os apóstolos;estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.) Eles deviam ajudar os pastores, cuidando dos assuntos temporais e materiais da igreja. As qualificações espirituais dos diáconos são essencialmente as mesmas dos pastores.

O diácono é escolhido pela a igreja para o ministério da benevolência. Sua área de ação e atuação se circunscreve à sua igreja local.

Qualidades para o Diaconato de acordo com Atos 6:1-6

1) Os diáconos devem ser espiritualmente equipados (cheios do Espírito Santo)

2) Os diáconos devem ser mentalmente equipados (cheios de sabedoria)

3) Os diáconos devem der moralmente equipados (boa reputação)

Qualidades para o Diaconato de acordo com 1Tm 3:8-13

1) Honesto e sábio nas decisões

2) Não de língua dobre - Literatura Repetição de palavra ou expressão em determinados pontos

3) Temperante

4) Bom administrador das possessões.

5) Deve ser primeiro testado se da para o cargo

6) Deve ser homem de fé.

7) Irrepreensível.

8) Monógamo. Que não pode ter, simultaneamente, mais do que um cônjuge legítimo. (Contrapõe-se a bígamo e a polígamo.

9) Deve governar bem seus filho e sua própria casa.

Deveres dos Diáconos

Servir ás Mesas

1) Do Senhor. Aos diáconos tem cabido a responsabilidade de funcionar na distribuição da ceia do Senhor. A prática atual de chamar os diáconos para ajudar na ceia já consagrou este costume. Isto não impede que o pastor chame um outro membro para exerce esta função.

2) Do Pastor. Tratar do sustento pastoral é um dos deveres mais honrosos do diácono. Aos diáconos compete olhar as condições econômicas da igreja e das necessidades

3) do ministro para que a função ministerial seja desempenhada com alegria, e não gemendo Hb. 13:17.

17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

4) Dos Pobres. O problema social e filantrópico das igrejas tem tomado o tempo pastoral. Por isso os crentes primitivos elegeram homens para servirem às mesas (Atos 6:2 - E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.) para que os pastores possam dedicar-se mais ao tempo de ensino e do ministério da Palavra de Deus.

Responsabilidades para Diáconos - Para Exerce

1) Ajudar a igreja no levantamento das finanças

2) Ajudar o pastor nas visitações.

3) Ajudar o pastor na disciplina eclesiástica.

4) Visitar os novos convertidos e os doentes no hospital.

5) Ficar a frente de trabalhos quando não há alguém escalado pelo o pastor.

6) Os diáconos devem ficar a disposição durante o trabalho da igreja.

NOTA: Um bom diácono é uma grande alavanca na igreja, é uma esperança e um estimula para o pastor e para os membros em geral. Mas o diácono que exorbita de suas funções é uma pedra de tropeço, um peso morto, uma decepção. Os diáconos devem ter o dom de ministrar ou servir.

NOTA: Hoje os pastores estão mais cuidadosos em escolher ou indicar pessoas para servi no ministério do diaconato, diácono e lideranças de departamento. Eles estão olhando também estas qualidades pessoais.

1        - Submissão –  

2        ) Obediência –

3        )Trato –

4        ) Discipulado –

5        ) Disposição –

6         Motivação –

7        ) Mansidão –

8        ) Freqüência –

9        ) Atendimento –

10   ) Testemunho

COISAS ESSENCIAIS AO DIÁCONO

 

A aparência é fundamental no diácono.

Exemplo: O vestir, as unhas bem tratadas, dentes limpos e perfumado. Roupa bem lavada e bem passada, sapatos engraxados, meias combinando, gravata e palitó (se tiver).

Sua expressão é fundamental

Saber falar, e entender o que esta falando.

Exemplo: Ser firme, mas não precisa gritar, pois quem grita se expressa mal, não é ouvido.

O diácono – organizado

Organização é fundamental na vida do diácono;

Leitura é fundamental também na vida do diácono;

Oração começa com uma coisa e termina em outra;

Pregação também começa numa coisa e termina em outra.

 

Procedimentos do diácono

Tem que ser suave com as mãos e voz;

Seu caminhar suave como à pregação;

Olhar fixos na Igreja, com suavidade;

‘Conquistar a confiança da Igreja?

1° – Saber ouvir

2° – Não fazer comentários

3° – Estar fora do disse e me disse.

4° – Ser sempre cordial

5° – Não ser irônico;

6° – Não fazer piadinhas com coisas sérias;

7° – Dar sempre atenção a quem o procurar;

8° – Ser paciente, saber esperar;

9° – Não dar cajado, pois isso é tarefa do pastor da Igreja;

10° – Ser inteligente em suas respostas;

11° – Gostar do que faz;

12° – Amar as coisas da Igreja (Ex: Evangelismo, visitação, oração e mais);

13° – A Escola Dominical é fundamental ao diácono

14° – Conviver bem com os vizinhos

15° – Se dar bem com irmãos de outras Igrejas

16° – O mais importante é a sua casa, porque ela é a sua 1° Igreja

Diácono verdadeiro

Ser verdadeiro (viver o que prega); - Ser manso - Não pode ser carrancudo (guardar magoa);

Diácono tem que estar atualizado

1° – Com os acontecimentos nacionais para levar a luz da Bíblia - 2° – Com os acontecimentos mundiais; - 3°  –  Com os acontecimentos econômicos

Boas interpretações

1° – Com leituras (cristãs) - 2° – Conversar sobre a Bíblia (com os irmãos)

3° – Debates sábios (trocas de conhecimentos)

 

DIÁCONO QUE DEUS USA

Aquele que não tem em si o menor valor, mais adquire valor pelo o fato de ser objeto do amor de Deus.

O Diácono não deve reclamar da congregação para ninguém muito menos para Deus. O diácono não pode ser acusador da igreja diante de Deus e dos homens.

A fé do diácono tem que ser extravagante para encontrar satisfação de Deus. Orar com amor pelas pessoas independente das qualidades morais ou espirituais de cada uma delas é dever do diácono.

A oração do diácono tem que ser como um cântico em forma de um sonho que molda o futuro e organiza o presente, cuja porta de entrada é a habitação do Deus Altíssimo.

As orações mesmo em forma de sonho, porem não se contenta em sonhar, há urgência nela, pois a oração se relaciona com as necessidades básicas da vida a cada dia.

CONCLUSÃO

Procura-te apresentar a Deus como Diácono Aprovado, que maneje Bem à Palavra e que não tem do que se Envergonhar.

O diácono precisa trabalhar numa atmosfera de fé para lidar com situações de caos (nem tudo é flor).

Casamentos problemáticos

Confusão na adolescência

Aflição emocional

Comportamentos éticos

Adultérios

Alcoólico

Depressão

Amargura e muito mais.

O propósito desta apostilha é disciplinar você (diácono) eclesiasticamente a manter a reputação de Deus. Proteger a pureza moral e a integridade doutrinária da igreja (Rm. 2:23,24 – I Co. 5:6,7).

Rm 2:23-24) (23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? 24 Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito.)

1º Co 5:6-7 - (6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.)

É dever dos pastores instruir a igreja em todos os designo de Deus, estamos vivendo momentos difícil dos últimos dias. As igrejas estão se esvaziando por que muitos homens (diáconos) estão querendo viver a sua própria vida e com isso desmoralizando o evangelho com suas condutas. A palavra de Deus é o manual e guia da verdade. Sua fé tem que ser autentica e sólida biblicamente expressa.

Diversos diáconos estão comprometidos e distanciados da verdade como os mestres da lei de Deus (Jr. 14:13). Jesus adverte para estarmos de prontidão para o serviço. Seja um soldado de CRISTO JESUS, sempre apostos. (Lc. 12:35-47).

 Jr. 14:13 - Então disse eu: Ah! Senhor Deus, eis que os profetas lhes dizem: Não vereis espada, e não tereis fome; antes vos darei paz verdadeira neste lugar.

 Lc 12:35-47 (35 Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; 36 e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. 37 Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá. 38 Quer venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar. 39 Sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 40 Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem. 41 Então Pedro perguntou: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? 42 Respondeu o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? 43 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 44 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 45 Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;)

rub:book/
Späť

Vyhľadávanie

© 2018 TODOS os direitos reservados "ESSA IGREJA AMA VOCÊ" - ACONSELHAMENTO - agende 55 ** 83 98829 5807