PIBRURAL uma igreja onde é lugar de comunhão e gratidão

Santidade do Pensamento

22.04.2010 00:19

 

A santidade do Pensamento

A batalha mais árdua contra o pecado é travada no campo do pensamento. A área mais difícil a ser controlada é o pensamento. É o desejo íntimo, secreto, que denuncia a nossa mais aguda pecaminosidade.

O apóstolo Paulo diz que a cobiça, alojada no recôndito do coração, no escrínio da mente é que revela nossa terrível pecaminosidade. ( Romanos 7:7 = Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.) É possível uma pessoa representar uma vida pura diante dos homens e viver na mais repugnante impureza aos olhos de Deus, como sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas por dentro são cheios de imundícia. ( Mateus 23:27  - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.)

Deus sonda os nossos pensamentos. (Salmo 139:2 - Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento) Ele diagnostica o nosso íntimo. Jesus disse que é do coração que procedem os maus desígnios. ( Mateus 15:19 - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias) É das religiões abissais do nosso ser que eclodem os pecados mais hediondos.

A Bíblia diz que o pensamento impuro é tão pecaminoso quando o ato impuro.

Segundo Jesus, o olhas lascivo é como o ato de adultério. ( Mateus 5:18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido) Conforme o ensino do apóstolo João, o sentimento íntimo e secreto é como o assassinato. ( I João 3:15 - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.)

Por isso, Deus vai julgar os segredos do coração do homem. ( Romanos 2:16; - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho - I Coríntios 4:5 - Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor) Aquilo que guardamos com cuidado no porão da nossa mente e no sacrário dos nossos pensamentos será trazido a plena luz.

Devemos como filhos de Deus, atentar para as advertências solenes quanto à santidade do pensamento.

Devemos levar todos os nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo. ( II Coríntios 10:5  - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;)

Nosso meditar deve ser agradável na presença de Deus. ( Salmo 19:14 - Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!) Devemos ocupar nosso pensamento com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, amável e de boa fama. ( Filipenses 4:8  - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai) Devemos buscar uma transformação profunda da nossa vida através da renovação de nossa mente. ( Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus)

Nossos pensamentos regem nosso comportamento e o nosso comportamento determina os nossos pensamentos. Na verdade, somos o que pensamos.

Diz a Bíblia. "assim como o homem pensa no seu coração, assim é ele." ( Provérbios 23:7 - Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo)

Devemos ter, portanto, uma mente pura, uma consciência pura e uma vida íntima íntegra, pois só assim viveremos sem máscaras e desfrutaremos de verdadeira paz. Só assim seremos santos, como Deus é santo. (I Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.) Só assim veremos a Deus, porque só os puros de coração o verão. (Mateus 5:8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;)

Devemos ter a mente de Cristo (I Coríntios 2:16 - Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo) e pensar nas cousas lá do alto. (Colossenses 3:2  - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;)

Pr. João BATISTA da C Ferreira

rub:book/
Späť

Vyhľadávanie

© 2018 TODOS os direitos reservados "ESSA IGREJA AMA VOCÊ" - ACONSELHAMENTO - agende 55 ** 83 98829 5807