PIBRURAL uma igreja onde é lugar de comunhão e gratidão

CÉLULAS VIVAS

27.06.2014 19:05

O que são Células Vivas?

www.pibjp.com.br/celulasvivas

 

A célula é a igreja que se reúne aos domingos nos cultos de celebração e durante a semana nas casas com o objetivo de evangelizar, confraternizar, edificar e servir. A célula é uma estratégia eficaz de evangelização, de discipulado e de pastoreio e não um sistema de governo de igreja. São grupos que se reúnem nos lares, escolas, empresas ou no trabalho, gerando vida e desempenhando um papel de grande importância para alcançar pessoas para Cristo. Ali elas são cuidadas e pastoreadas por líderes capacitados pela Escola de Liderança e Ministérios - ELIM.

Ademais, é um “grupo de até quinze pessoas que se reúnem regularmente para cumprir os mandamentos das Escrituras de amar uns aos outros, estando ao mesmo tempo integralmente ligados a uma igreja local e com olhar voltado para o mundo.” NEWMANN, Mikel. Alcançar a cidade. São Paulo: Vida Nova, 1993.

O grupo busca ser uma comunidade e para isso precisamos entender que a célula é muito mais do que reunião semanal. Quando nossa percepção do grupo é limitada à reunião semanal, então não estamos envolvidos em comunidade. A vida em comunidade existe fora dos cultos e das reuniões. O relacionamento é mais importante que a reunião. É no relacionamento que crescemos como servos, aprendemos a viver a vida cristã, somos supridos e também suprimos os outros em amor. A célula também visa à edificação dos crentes - o foco é o evangelismo e a multiplicação, mas o objetivo específico da reunião é também a edificação. A célula almeja a multiplicação - apesar de a reunião não ser apenas evangelística, todo o projeto final de edificação do grupo visa à multiplicação: crentes comprometidos são crentes frutíferos. 

A célula tem hora e lugar definido para a reunião, criando um senso de identidade, constância e segurança; é impossível produzir um ambiente familiar se nos reunirmos a cada semana em uma casa diferente. Por isso, não basta ter um lugar de reunião, é preciso que o grupo se reúna numa base regular. A célula tende a ser homogênea porque quando participamos de um grupo, buscamos nele aquelas características que nos identificam com os demais e nos sentimos muito mais à vontade para compartilhar. Além disso, ao evangelizar nossa tendência é priorizar pessoas do nosso círculo de amizade. Normalmente estudantes se reúnem com estudantes, profissionais com profissionais; se é jovem, a tendência é evangelizar outro jovem, se é casado vai procurar outro casado.

Também devemos levar em conta o seguinte:
• As células não sobrevivem quando as funções substituem Jesus;
• Somente quando Jesus é o centro é que ela alcança todo o seu potencial e podemos dizer que é uma célula verdadeira;
• A célula permite que a igreja aumente sua influência e sua presença na sociedade;
• O alvo da célula é a multiplicação. A multiplicação deve ser a principal motivação de toda célula.

CUIDADO! Célula não é: 
• Grupo de oração;
• Grupo de estudo bíblico;
• Grupo de comunhão entre crentes;
• Grupo de cura interior e de apoio;
• Ponto de pregação;

Célula não é um ministério que toma uma parte de nossa vida. Ela está centrada em Cristo e tudo o que fazemos se dá em função de cumprir o “Ide” de Jesus.

 

→ QUAIS OS OBJETIVOS DE UMA CÉLULA?

 

• COMUNHÃO - Desenvolvimento de vida compartilhada, alvos comuns e aliança mútua. Isso significa fomentar o amor de uns pelos outros.

A comunhão retira as impurezas - Em primeiro lugar, assim como o sangue tem o poder de retirar as impurezas do nosso organismo, a vida de Deus circulando entre membros do corpo expele todo tipo de impureza na vida dos membros. Quanto mais a vida de Deus fluir em um grupo, maior será a expressão da santidade pessoal. A vida de Deus se manifesta plenamente nos relacionamentos. Quando estamos conectados uns aos outros, em vínculos de amor é comum vivermos a vida espontaneamente, eliminando as impurezas do pecado. Se tudo na igreja se resume em fazer coisas, então nos tornamos uma organização morta. Uma organização morta é apenas uma instituição, um monumento. Mas um corpo existirá quando formos membros uns dos outros, pois “ajudados e consolidados pelo auxílio de toda junta, efetua o seu próprio crescimento pela vida de Cristo” Rm 12:5; Ef: 4:l6

A comunhão mata os germes - Um dos componentes do sangue são os leucócitos ou glóbulos brancos, cuja função é promover a defesa do organismo celular Em outras palavras, eles são os agentes de defesa do corpo humano e têm a propriedade de atacar e destruir os germes invasores do organismo. Semelhantemente, a vida de Deus, que circula entre os membros do corpo de Cristo, destrói as setas do diabo e expulsa os demônios invasores.

Cada membro precisa compreender a importância de estarmos juntos, de ministrarmos uns aos outros, de funcionarmos como um só corpo e não tem nada a ver com o prédio, é uma relação viva desenvolvida nas células.

A comunhão alimenta as células - Assim como os membros do corpo humano são supridos e alimentados pelo sangue, a vida de Deus também supre e alimenta os membros do Corpo de Cristo, na comunhão uns com os outros. Os membros podem ser muitos, mas a vida que circula entre eles é a mesma: a vida de Deus. Muitos podem argumentar que são alimentados nos cultos pela Palavra ministrada, e isto é bom e necessário. Mas há um tipo de fortalecimento que é mais que aprender algo novo, é ver e ouvir repetidamente o mesmo ensino, no relacionamento espontâneo entre irmãos. A comunhão alimenta o membro e fortalece a vida.

A comunhão traz energia - Ainda que a forma e o estilo de comunhão possam variar, o crente que não experimenta uma vida de intimidade numa célula já perdeu o real sentido do que significa ser membro do corpo. Quando estamos vinculados uns aos outros, somos supridos de energia e vigor espiritual. O poder de Deus é a sua própria vida, liberada na comunhão. Uma coisa é a oração individual, outra, muito diferente e mais poderosa, é a oração em um grupo. O mesmo se pode dizer da adoração, do louvor e da celebração. O sangue da vida de Deus é o poder disponível a todos quando estamos conectados no corpo.

A comunhão mantém a temperatura – Assim como o sangue tem a propriedade de manter a temperatura do corpo humano, uma célula cheia de vida, invariavelmente, é um lugar quente, cheio do fogo do Espírito. Quando não há vida, os membros se tomam frios; mas onde o sangue circular, a temperatura se elevará. Existem muitas pessoas que se esfriaram porque estão sós. Individualismo, definitivamente, é uma palavra que não combina com cristianismo. Uma brasa sozinha logo se apaga. É curioso que a Bíblia fala muito mais de comunhão na igreja do que de evangelismo. Talvez a melhor estratégia de evangelismo seja a verdadeira e genuína comunhão entre os irmãos. Jesus disse que o mundo nos reconheceria como seus discípulos se nos amássemos uns aos outros. É na comunhão que testemunhamos esse amor.

Você notou quantas coisas a vida de Deus pode operar em nós? Basta que os membros estejam devidamente ligados pelo auxílio “de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte” – Ef 4:l6. Precisamos ser cuidadosos para que a nossa comunhão não se transforme em clube social e, assim, sermos distraídos por outras coisas. Tudo isso foi dito para mostrar o quanto são importantes os vínculos de comunhão na Igreja. Por isso, cada líder deve priorizar a comunhão do seu grupo.

Cada membro da célula deve estar vinculado a outro membro em amor. Cada um deve ter a quem se sujeitar em amor para receber edificação pessoal e suprimento. O discipulador natural de uma pessoa é aquele que o ganhou para Cristo, mas mesmo aqueles que já têm muitos anos de convertidos devem se submeter a outro que seja reconhecido como mais maduro e experiente na fé. Não deve existir ninguém sem vínculo.

• EDIFICAÇÃO – A célula oferece o ambiente para o crescimento espiritual, aprendizado prático de disciplina e amor através do ouvir a palavra de Deus e do comprometimento com as funções e privilégios da igreja local.

Este é o segundo objetivo da célula: compartilhar a palavra de Deus com vida. Ou seja, não é ensinar muito, mas ensinar de forma correta, com revelação. Cada célula precisa ter um nível forte de compartilhamento da Palavra. Quando falamos de nível, não nos referimos à erudição nem à cultura dos irmãos, mas ao fogo que queima quando a palavra é ministrada. Quando temos o coração incendiado pela palavra, contagiamos todo o grupo. O ensino ministrado deve ser fruto de revelação. O líder não precisa saber muito, mas aquilo que ele falar, por mais simples que seja, deve ser de coração, fruto da luz de Deus no seu espírito, uma palavra forte, não necessariamente profunda ou erudita. Talvez o grupo não tenha aprendido algo profundo, mas foram ministrados de forma correta.

• EVANGELISMO – A célula é o lugar onde inserimos novos membros. É onde alimentamos, guardamos e suprimos os novos irmãos. Isso significa ganhar almas perdidas.

 

pR. ESTEVAM FERNANDES DE OLIVEIRA

www.pibjp.com.br/celulasvivas

rub:book/
Späť

Vyhľadávanie

© 2018 TODOS os direitos reservados "ESSA IGREJA AMA VOCÊ" - ACONSELHAMENTO - agende 55 ** 83 98829 5807