PIBRURAL uma igreja onde é lugar de comunhão e gratidão

O que é entregar?

01.04.2010 22:13

Especial

 

O que é entregar?

     Entregar, portanto, é um ato único, um ato que deve ser feito de uma vez e sem arrependimento, sem olhar para com pensamentos de situação diferente, caso se não houvesse a entrega do caminho ao Senhor. É o colocar a mão no arado sem olhar para trás de si.

      O povo quando saiu do Egito não entregou o seu caminho ao Senhor, pois com constância voltava a se lembrar das coisas boas que havia deixado lá e o resultado não poderia ser outro que não o se desviar do caminho do Senhor - Êxodo 32:7 e 8.

     Mas, por que entregar o caminho?

     1. Deus sabe escolher caminhos, o homem não - o homem é guiado pela vista e pelos sentidos escolhendo mal e sofrendo danos. Provérbios 14:12 c/c Gênesis 13:1-13 apontam que o homem não escolhe bem o caminho.

     Ló escolhe a campina do Jordão porque era o melhor lugar possível. Todavia, escolhe somente com os sentidos humanos e sua escolha, conforme pode ser visto em sua situação inicial e final foi trágica: de muitíssimo rico termina sua vida escondido em uma caverna com problemas de alcoolismo.

     Devemos entregar nosso caminho porque Deus sabe escolher caminhos o homem não. Deus conhece todo o nosso futuro; é onisciente, portanto somente Ele é capaz de saber qual é o melhor caminho para nossa vida.

      Segundo ponto por que devemos entregar o caminho é que...

     2. Deus tem caminhos sempre superiores ao nosso - Deus possui planos a respeito do homem que superam a melhor imaginação - Isaías 55: 8 e 9.  Este é o exemplo que pode ser colhido do servo de Abraão quando foi buscar uma esposa para Isaque. Ele declara que Deus estava em seu caminho e que as coisas não poderiam ter sido melhores.

      Os cegos também estavam no caminho de Jesus quando Ele passou e foram abençoados da melhor forma possível com a sua visão - Mateus 20: 29 - 34.

      3. Deus pode produzir caminhos onde parece impossível - Desertos, mares e abismos não são impedimentos para a construção de um caminho pelo Senhor - Isaías 43:16 c/c João 14:22 33. O primeiro texto aponta que o Senhor é aquele que prepara um caminho no mar e o segundo demonstra que o Senhor Jesus, Deus encarnado, pode ir em direção ao homem independentemente de qualquer limitação física.

      Outra vez, Isaías 51:10 aponta que foi Deus quem abriu um caminho para o povo passar com pés enxutos quando não havia saída (Êxodo 14: 15 a 31).  Isaías 40: 3 e 49:11c/c Mateus 3:3 também apontam que Jesus é o caminho que João Batista veio preparar, aplanando os montes.

      Todavia, Deus tem um caminho estreito.

      O caminho de Deus é estreito. Max Lucado tem um livro chamado 'Aliviando a bagagem'. Neste livro, demonstra que o caminho tem lugar para todos nós da forma como somos, mas devemos deixar de lado muita bagagem que nos atrapalha.

      O caminho do Senhor é estreito, mas não é uma corda bamba, onde você pode cair para o lado no mais leve movimento, NÃO!

      O caminho de Deus é estreito, mas tem muito lugar para a nossa incompetência. Nós podemos saber que jamais iremos deixar de pecar enquanto estivermos nesta vida, todavia temos o perdão sempre ao nosso alcance. A misericórdia do Senhor nos seguirá no caminho da verdade e podemos ter a certeza de que superar pecados é questão de tempo pela atuação do Espírito Santo de Deus.

      O caminho de Deus porém implica em que vamos ter que deixar os fardos do mundo de lado para podermos trilhar o caminho que é Jesus: teremos de deixar o fardo da autoconfiança, da dúvida, do descontentamento, do cansaço, da preocupação, do desespero, da culpa, da arrogância, dentre outros.

      CONCLUSÃO

      Não há como se questionar a realidade das declarações divinas a respeito da existência de um caminho único para que se possa obter acesso à eternidade. Esse caminho é Jesus Cristo.

      Jesus de Nazaré não veio para extinguir a Lei (Mt. 5:17), mas para cumpri-la em nosso lugar se tornando apto para ser o nosso Redentor. Ele e somente Ele é o caminho para a vida eterna que o homem perdeu no Jardim do Éden e que desde então está buscando (Gen. 3:24)

      Então como a questão não é 'fabricar' um caminho, mas simplesmente trilhá-lo, deixa de ter importância a questão das 'obras para a salvação' (Salvação pela graça somente Ef. 2:8), entrando em cena as obras porque somos salvos e amamos a Jesus (amigos fazem o que o mestre manda - Jo. 15:14).

      Apesar de sua condição de Senhor e Rei, cujo nome está sobre todo nome (Ef. 1:21; Fp. 2:9), Jesus se coloca na posição de elemento de ligação com o Pai para o homem, cuja vontade respeitou sobre tudo (Lc. 22:42).

rub:book/
Späť

Vyhľadávanie

© 2018 TODOS os direitos reservados "ESSA IGREJA AMA VOCÊ" - ACONSELHAMENTO - agende 55 ** 83 98829 5807